Seg, 07 de Agosto de 2017 14:08
Já parou para pensar o quanto é importante ter um controle assertivo em suas prospecções de clientes? Pare 5 minutos para ler esse artigo e reflita.
Já parou para pensar o quanto é importante ter um controle assertivo em suas prospecções de clientes? Pare 5 minutos para ler esse artigo e reflita.
A prospecção de clientes é parte fundamental para o crescimento de sua empresa, afinal, sem vendas a empresa não cresce. Mesmo sabendo disso, poucas pessoas se dedicam no controle dos seus prospectos.
Antes de mais nada, gostaria de apresentar alguns motivos para justificar o desenvolvimento desse artigo. Confira logo abaixo os principais motivos pelo qual a Nano Incub acredita que você deve manter o controle sobre suas prospecções de clientes.
Se você ainda não se convenceu que sua empresa ou seus vendedores devem ter um máximo controle sob a prospecção de clientes, listaremos logo abaixo alguns motivos que farão você repensar em suas estratégias de controle de prospectos.
O controle de suas prospecções faz com que você saiba exatamente quais são os prospectos mais quentes e consequentemente, força você a retomar o contato com o mesmo, aumentando assim suas chances de fechamento e não perdendo o timing de sua negociação.
Quando você tem uma reunião com cliente, faz uma ligação ou alguma pesquisa relacionada a um projeto em prospecção, onde você armazena todas estas informações? Agenda, calendário, bloco de notas, post-its, na cabeça?
O ideal é conseguir armazenar todas as informações referentes a uma negociação em um único local. Seja ele uma planilha no excel, uma nota no Evernote ou utilizando um sistema exclusivo para tal finalidade. Mais importante do que a ferramenta utilizada é saber onde encontrar uma informação quando precisar dela.
Se você possui vendedores prospectando para sua empresa, ter o controle sob as prospecções deles é essencial (principalmente para um gerente de vendas com uma equipe ativa em vendas). Desta maneira é possível bonificar os melhores vendedores, motivando-os ainda mais.
Sim e não... rsrs! Mas como assim?
Se você não utilizar as maneiras corretas claramente isso será difícil e esse é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas e empresas têm um péssimo controle e consequentemente, deixam muitos potenciais clientes esperando o seu follow up (retorno de contato).
Mas para quem utiliza maneiras corretas, ter esse controle se torna uma tarefa fácil.
E quais seriam essas maneiras?
Atualmente com a tecnologia existem diversas maneiras de salvar as informações.
A mais simples e acessível a todos: Uma planilha no excel.
Ter um planilha de prospecção de clientes no excel é o mínimo para manter os detalhes de suas prospecções salvos e centralizados.
Outra maneira é utilizando softwares específicos para a prospecção de clientes e um deles (desenvolvido por nós da Nano Incub) é o Ziptime.
O Ziptime é uma ferramenta online gratuita especializada na gestão de prospecção de clientes.
Para conhecer melhor o Ziptime, clique aqui >>
Seja qual for a sua maneira preferida de gerenciar seus prospectos, o importante é que você a faça com muito carinho e responsabilidade.
Vender é o que faz uma empresa se movimentar, ganhar mercado e garantir sua sobrevivência.
Desejamos a você um ótimo controle em suas prospecções e que isso lhe ajude a vender mais.
Forte abraço.
Técnico em Sistemas de Informação, Web Developer e cursando Faculdade de Tecnologia em Banco de Dados, atuo no Desenvolvimento de Sites, Sistemas Web e Desktop desde 2008.
Dentre as tecnologias que trabalho, estão PHP, Java, jQuery, Ajax, Joomla, MySQL, PostgreSQL, Design Patterns, Adobe CS3, Corel, XHTML, CSS e Padrões Web.
Para mais informações sobre desenvolvimentos web e desktop, leia meus artigos, conheça as soluções que ofereço ou entre em contato.